domingo, 20 de novembro de 2011

Quando as musculosas chegaram perto do mainstream

Andei pesquisando muito no Youtube nos últimos dias e me bateu um estalo: o início dos anos 90 devem ser a época que o fisiculturismo feminino chegou mais perto do mainstream, ou seja, de estar na mídia com mais força. A seguir, eu vou fazer uma listinha alguns programas que mostram bem isso.

Flex Magazine Workout
Eu só tive acesso à internet de verdade quando entrei pra faculdade, na década de 90. Até lá, só via musculosas quando dava a sorte de passar na TV. Como eu não tinha TV a cabo, lembro de dormir na casa de um amigo para, escondido, tentar ver Flex Magazine Workout na ESPN. E às vezes compensava.


E como compensava.

Os programas matinais de fitness
Um pouco depois, eu já tinha TV a cabo. O Flex Magazine deixou de passar, mas a ESPN passava muito programa com saradinhas. Tinha o Kyana's Flex Appeal, o Cory Everson's Gotta Sweat e o Bodyshaping. A Kyana era uma fitness linda, que costumava fazer minhas manhãs muito mais felizes.


Ela sempre aparecia e nunca estava sozinha.

Mas o melhor programa era o da Cory Everson, que se chamava Gotta Sweat (Tem que Suar). E ele só era melhor porque tinha a Cory, já que o resto era muito parecido com os outros.


Pode ser que esse vídeo seja do Bodyshaping. Mas quem se importa?

Nessa época ela ja estava bem fitness. muito diferente da Miss Olympia de rostinho angelical e músculos de aço que dominou a cena nos anos 80.

Como a gente adora seguir o velho lema "o que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil", não demorou pra aparecer os programaz brazucas na Sportv. Eu, sinceramente, nem lembro o nome do programa. Mas eu lembro bem das saradinhas malhando.


Só eu fico louco com mulher malhando descalça?

Fitness America Pageant
Um dia eu ligo a TV e vejo um monte de mulheres saradíssimas de biquini, com uma apresentadora não menos sarada na frente. Aí você descobre porque elas treinavam tanto naquelas manhãs.

Um pouquinho mais de músculos e aquilo seria a visão perfeita do meu paraíso. Só que a perfeição é uma coisas rara, então já estava de bom tamanho. Ainda mais numa época de vagas magras ou obesas, mas nunca musculosas. Eu saboreei cada minuto daquilo, torcendo pra ninguém bater na porta.

Tem alguns vídeos desse concurso no Youtube. Como a incorporação deles está desativada pelo usuário, você te que clicar nos meus bons link pra ver Cynthia Hill, a brazuca Luciana Mendonça (bem musculosa pra uma fitness) e as finais aqui e aqui.

As vencedoras desse concurso ainda eram reunidaspela ESPN num calendário, que deve enfeitar até hoje as melhores oficinas mecânicas de Muscle Beach. As partes 1, 2, 3, 4 e 5 do making-off estão aqui.

Concursos de fisiculturismo
Infelizmente, a maior descoberta da minha pesquisa foi que eu perdi a melhor parte. Acredite você ou não, naquela época a ESPN transmitia concursos de fisiculturismo feminino, inclusive o Miss Olympia.

Entre os concursos menos famosos, achei o NPC Women´s Nationals e o IFBB North Americans, os dois de 1995. Eles trazem verdadeiras esculturas como Denise Masino, Brenda Raganot, uma deliciosa Chris Bongiovanni, Annie Rivieccio e Ericca Kern, todas na flor da idade e no auge da forma.




"Amor, eu só vejo esses vídeos por causa das entrevistas."

Mas o mais difícil de acreditar, hoje em dia, é que o Miss Olympia ia pro ar na TV. Pensa bem: o canal que hoje passa até lacrosse mas não passa nem fitness transmitia o maior torneio de musculosas do mundo. Em 1993, eles transmitiram o consurso inteiro. E os vídeos são de cair o queixo. Especialmente o da apresentação de uma jovem chamada Denise Rutkowski, até hoje a campeã no meu coração. Aproveite:

















E a apresentação da Denise:

O que é mais difícil: tirar os olhos dela ou soletrar Rutkowski?

Você tem que convir que, numa época em que a Mylla Christie e Joana Prado causaram o maior auê só porque resolveram exibir uns músculos a mais, a ESPN era muito ousada. A gente só não entende porque essa ousadia toda acabou, e os programas de fsiculturismo fieminino junto com ela.

Pra homenagear essa época, aí vai uma pequena brincadeira que eu mesmo fiz.

Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário